quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS


Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Pouquíssimas vezes usei material alheio nas pastorais de boletim de igreja que pastoreio. Mas minha ex-ovelha Adelaide Alves, de minha ex-igreja, a PIB de Manaus, enviou-me o boletim da MCA da igreja manauara de setembro de 2011. Há nele este artigo que transcrevo.
Alguns anos atrás, numa igreja da Inglaterra, o Pastor notou um ex-assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um Juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O Juiz era o mesmo que, anos antes havia condenado o assaltante a sete anos de prisão. Após o culto, enquanto o Juiz e o Pastor caminhavam, o Juiz perguntou: “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?”. “Sim – respondeu o pastor – mas eu não sabia que você o havia notado”.
 Os dois caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o Juiz disse: “Que milagre da Graça!”. O Pastor concordou e disse: “Sim, que milagre maravilhoso da Graça!”. O Juiz perguntou: “Mas você se refere a quem?”. O Pastor respondeu: “É claro que à conversão do assaltante!”.
 O Juiz falou: “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo”. “Como assim?”, indagou o pastor. O Juiz respondeu: “O assaltante sabia quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo de seus pecados. mas olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir minha palavra, fazer minhas orações, ir à Igreja. eu passei por Oxford, recebi o meu diploma, fui advogado e tornei-me Juiz. Pastor, nada a não ser a Graça de Deus podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais Graça para me perdoar por meu orgulho, minha autoconfiança, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus que aquele assaltante que eu mandei à prisão!”. Que maravilha a Graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque o orgulho as impede de chegar ao Salvador.
Terminado o artigo de Cole, minha observação: cuidado para não confiar em seus méritos e perder a graça de Deus. O que somos não nos torna aceitáveis diante dele. Pelo contrário, pois todos somos pecadores. Mas ele nos aceita pela sua graça, e a obra de Cristo nos torna aceitáveis diante dele.

Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional homenageará Armando Dias Mendes


Participei no dia de hoje, 25 de outubro, na sede do Ministério da Integração Nacional do julgamento do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional organizado em parceira entre o Ministério da Integração Nacional e o Centro Internacional Celso Furtado. O prêmio que é bianual homenageou nesta edição o economista Rômulo de Almeida pela sua contribuição a área.
Como de praxe, ao final da reunião, a comissão julgadora delibera sobre quem será o próximo homenageado pelo prêmio. Para nossa alegria, de forma unânime, a plenária deliberou que o próximo homenageado será o nosso saudoso Armando Dias Mendes.
No mês de fevereiro quando ocorrerá a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional serão entregues os prêmios da edição de 2012 e será divulgado o homenageado da edição de 2014.
Espero que com a homenagem a Armando Mendes o Brasil possa dar um pouco mais de atenção a nossa querida Amazônia.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A FORÇA DOS FRACOS


 Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

No livro Das profundezas – preces, de Kierkegaard, há uma oração intitulada “A fraqueza verdadeira”. Assim se expressa o filósofo dinamarquês: “Pai celeste! No mundo cá de fora, um é forte, outro é fraco. O forte – quem sabe – envaidece-se com a sua força; o débil suspira e, ai de mim, torna-se invejoso. Mas aqui, bem no interior da tua Igreja, todos somos fracos: aqui, perante tua presença – tu és o poderoso, só tu és o forte”.
 Gosto de Kierkegaard. Crítico severo da cultura européia, ele via a Europa indo à bancarrota. Foi duro com o cristianismo de sua época, principalmente sua Igreja, a Luterana. Ele a chamava de “igreja de domingo”. Muita forma e pouca vida. Para ele, a questão fundamental não era se o cristianismo era verdadeiro, mas se era verdadeiro para a pessoa. Se a pessoa o vivia. Hoje se procura uma igreja pelo que ela oferece, pelo entretenimento, e status que dá. Não se ela chama à vida santa. Um cristianismo social, de compromissos mundanos e conveniências: “O que é bom para mim?”.
No mundo, as pessoas são avaliadas pela força social, econômica ou cultural. A roupa e o carro dizem quem somos e quanto temos. Lutamos por status.Queremos ser grandes aos olhos alheios. Quem não pode ser apraz-se em fofocar sobre os “famosos”, na Internet. Mas dentro da igreja, diz Kierkegaard, todos são pequenos. Há só um Grande, o Senhor. Nós não fazemos a grandeza da igreja. Deus faz.
Alguém me falou que admirava os pastores por que têm uma vida espiritualmente superior. Eu não. Passo por vales e por vezes me desanimo. Não sou um super-homem espiritual. Alguns são. Eu não. Nunca fui.
No princípio, isto me arrasava. Via-me indigno do ministério. Se eu fosse Deus (a frase é retórica), não me chamaria para o ministério pastoral. Mas aprendi que não preciso ser um super-homem. Preciso apenas ser dependente da graça de Deus. Esperar e viver da sua misericórdia. Deus não espera que sejamos infalíveis e invencíveis, mas que sejamos suscetíveis à sua graça. Ele disse a Paulo: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).
Não somos pote de ouro, mas de barro. São estes que Deus usa: “Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós” (2Co 4.7). Somos fracos e carentes da graça de Deus. Nosso Salvador nos anima, perdoa, capacita e nos ajuda a viver.
A igreja de Jesus é a confraria de fracos e pecadores que ele, gracioso, salvou e capacita para a vida. Fracos e pecadores com um Deus de poder e graça. Isto basta. Assim o fraco se torna forte.

Crescem as denúncias de fraude nas eleições em Belém


No dia de ontem diversos candidatos a vereadores não eleitos na eleição do último dia 07 de outubro realizaram um ato público de protesto em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) denunciando fraude no sistema de totalização de votos. A denúncia foi protocolada na Junta Apuradora da Eleição e registrada como queixa-crime na Polícia Federal. De acordo com alegações dos manifestantes a manipulação do processo eleitoral foi feita por servidores do TRE que cobravam o valor de R$ 30 mil para adulterarem o sistema e creditarem votos indevidamente a alguns candidatos em detrimento de outros.
O fato é que o TRE precisa urgentemente apurar as denúncias e dar uma resposta pública a respeito da procedência ou não das denúncias. 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Americanos dividem Prêmio Nobel de Economia


A Real Academia Sueca de Ciências anunciou nesta segunda-feira (15) os nomes de Alvin E. Roth (Harvard) e Lloyd S. Shapley (Universidade da California em Los Angeles - UCLA) como ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2012. A escolha reconhece o trabalho de ambos "pelas teorias de alocações estáveis e modelos de mercados" - Roth trabalhou na prática com a teoria desenvolvida por Shapley. Os dois norte-americanosdividirão o prêmio de 8 milhões de coroas suecas. 
"O prêmio deste ano diz respeito a um problema central da economia: como juntar diferentes agentes da melhor forma possível. Por exemplo, estudantes precisam de parcerias com escolas e doadores de órgãos precisam ser unidos a pacientes que necessitam de um transplante", afirmou a Academia em comunicado à imprensa. "Como fazer isso da forma mais eficiente possível? Que metodos beneficiam quais grupos? O prêmio reconhece dois estudiosos que responderam estas questões passando da teoria das alocações estáveis para a prática de mercado".


Lloyd Shapley nasceu em Cambridge, Massachussets, em 1923. É PhD (1953) pela Universidade de Princeton e professor emérito da UCLA. Ele se considera um matemático e usou a chamada teoria dos jogos cooperativos para estudar e comparar diferentes métodos de parcerias. O fator chave era assegurar uma parceria estável entre pessoas ou grupos em que ninguém prefere negociar ou fazer acordos com outras pessoas que não os parceiros atuais - áreas em que as leis de mercado não necessariamente se aplicam. Shapley e seus colegas desenvolveram métodos específicos (em especial, o chamado algoritmo de Gale-Shapley) que assegura uma parceria estável. O método também limita os motivos dos agentes para manipular o processo de procura de parceiros. Shapley demonstrou como o desenho específico de um método pode sistematicamente beneficiar um ou outro lado do mercado.
Alvin Roth nasceu em 1951 e é PhD (1974) pela Universidade de Stanford, na California. É professor da Universidade de Harvard. Roth reconheceu que a teoria de Shapley poderia esclarecer o funcionamento de importantes mercados na prática. Numa série de estudos empíricos, Roth e seus colegas demonstraram que a estabilidade é a chave para entender o sucesso de algumas instituições em mercados particulares. Roth também produziu suas conclusões em exames de laboratório. Ele ajudou a redesenhar instituições para encontrar novos médicos para hospitais, estudantes para escolas e doadores de órgãos para pacientes em espera. As refirmas foram baseadas no algoritmo de Gale-Shapley com modificações que levaram em conta circunstâncias específicas e restrições éticas.

O Prêmio Nobel
O Prêmio Nobel foi criado em 27 de novembro 1895, no testamento de Alfred Nobel, cientista sueco que ficou muito rico com a invenção da dinamite. As áreas premiadas eram: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura e Paz. Os prêmios começaram a ser entregues em 1901.
Em respeito ao testamento de Alfred Nobel, nenhuma outra área de atuação é acrescentada nas premiações. A única exceção foi a Economia. Isso porque em 1968 o Sverige Riksbank (Banco Central da Suécia), comemorando seu tricentenário, instituiu o "Prêmio Sverige Riksbank de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel", patrocinado pelo próprio banco. Por esta diferença, ele não leva o nome de "Prêmio Nobel" em sua nomenclatura oficial, mas é anunciado e entregue juntamente com os outros Prêmios Nobel (embora não na mesma semana), além de ter o ganhador escolhido pela Real Academia Sueca de Ciências.
O primeiro Prêmio Nobel de Economia foi entregue em 1969 para o norueguês Ragnar Frisch e para o holandês Jan Tinbergen. Nesta área, a maioria dos premiados são norte-americanos (alguns deles naturalizados). Outra curiosidade: o mais velho ganhador de um Prêmio Nobel foi o economista Leonid Hurwicz (nascido na Rússia, naturalizado norte-americano), aos 90 anos, em 2007. E apenas uma vez uma mulher ganhou o Nobel de Economia: foi Elinor Ostrom, em 2009.
Além disso, há uma tendência recente de divisão do prêmio: desde 2000, houve apenas dois prêmios individuais: Edmund Phelps, em 2006, e Paul Krugman, em 2008. Nos outros anos deste período os prêmios foram divididos entre dois ou mais ganhadores.

Por Manoel Castanho (*) -  Jornalista do COFECON

Um pequeno desabafo


O homem que tenta agradar a “gregos” e “troianos” certamente, para isto, abre mão de suas convicções e de sua ética, para tentar contemporizar conflitos. Eu prefiro manter os meus princípios éticos e morais do que tentar preservar falsas amizades e relacionamentos. Hoje eu pago um preço muito alto por não ter aberto mão em determinados momentos de minha vida do que eu achava correto, honesto, ético e moral. Poderia ter feito como alguns, deixado para lá. Mas eu seria no mínimo conivente com atos de improbidade.
É impressionante o quanto de inimizade ganhamos neste mundo por querer ser correto e se posicionar em certas questões. É um preço muito alto que muitos não estão dispostos a pagar. Vivemos numa era da hipocrisia, na qual muitos pregam aquilo que não vivem. E pior, por de trás de discursos travestidos de princípios coletivos, há claramente uma visão maniqueísta e particularista que por meio de jogos de interesse de determinadas pessoas e grupos atacam instituições e pessoas, denegrindo a sua imagem e prejudicando toda uma categoria.
O mais impressionante é a quantidade de pessoas que se deixam levar por esta onda. Alguns por ingenuidade, ou diria negligência, outros pela “amizade”. No fundo todos são cúmplices de um sistema que está a muito tempo contaminado.   

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os rumos do PPS no Segundo Turno


Muito tem se especulado sobre os rumos que o PPS tomará no segundo turno das eleições municipais de 2012. De um lado está o candidato Zenaldo Coutinho do PSDB e de outro o candidato Edmilson Rodrigues do PSOL. De forma democrática o PPS está debatendo intensamente com as suas lideranças o rumo a ser tomado. Pelos rumos do debate nenhuma hipótese está descartada, inclusive havendo possibilidade de não alinhamento com nenhuma das duas candidaturas.
No dia de hoje haverá conversas com os dois candidatos a Prefeitura de Belém e na próxima segunda-feira uma nova rodada de debates internos. Provavelmente a decisão do partido será anunciada na próxima terça-feira.
O que sem dúvida pesará na balança será a incorporação de pontos programáticos caros ao Projeto do PPS, principalmente aqueles que dialogam com a necessidade dos excluídos em nossa sociedade.
Diferente de outras legendas, o PPS não faz questão de ser governo apenas para ocupar cargos e aparelhar a máquina pública, mas vê na atuação política um instrumento de transformação coletiva e inclusão social.

Inscrições abertas para o Mestrado em Economia da UFPA


Estão abertas as inscrições para o processo de Seleção ao Mestrado correspondente ao ano de 2012 do Programa de Pós-Graduação  em Economia  (PPGE) da UFPA. O edital do processo encontra-se disponível para leitura no link a seguir: http://www.ppgeconomia.ufpa.br/documentos/Edital_PSM2013.pdf
Serão disponibilizadas no máximo 18 vagas para graduados em Economia ou áreas afins e até 3 vagas para Servidores Docentes e Técnicos Adminstrativos da UFPA, portadores de diploma de graduação em Economia ou áreas afins. 


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Carta de agradecimento – Eleição 2012


Ontem a Cidade de Belém presenciou mais um momento democrático. Como todos sabem eu concorri nesta eleição ao cargo de vereador. Infelizmente não conseguimos o êxito nesta eleição, mas tenho plena convicção de que conseguimos a vitória. Não a vitória nas urnas como sonhávamos, mas a vitória em nossos ideais. Mantivemos do início ao fim uma postura ética e transparente. Não entramos no jogo sujo das negociatas, do financiamento ilícito de campanha, da compra de votos. Fizemos uma campanha limpa. Como escreveu o apóstolo Paulo na Segunda Carta a Timóteo 4:7-8: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a [medalha de ouro], que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (NVI).”
Quero agradecer a todos que contribuíram nesta trajetória. Que sonham com a construção de uma nova política em nossa cidade. Obrigado pelas diversas manifestações de carinho e de apoio. Obrigado pelo número expressivo de votos que tivemos, que foram votos conscientes, que não foram dados em troca de favores ou benesses, e nem conquistados na boca da urna. Foram votos de quem sonha com uma efetiva mudança. Para uma campanha sem estrutura, fomos muito bem votados.
Agora é levantar a cabeça e prosseguir na caminhada. Como disse, perdemos a batalha, mas prosseguimos a serviço do Senhor dos Exércitos, que tem o melhor guardado para os Seus filhos. Quer seja na vitória ou na derrota, louvado seja o nome de Jesus!
Desejo aos 35 vereadores eleitos que nos representem com dignidade. Que trabalhem pelos mais necessitados. Que pensem seriamente soluções para os inúmeros problemas de nossa cidade. Que façam a sua parte na construção de uma cidade mais justa.
Peço aos dois candidatos que estão no segundo turno desta eleição que elevem o nível do debate. Que este jogo seja marcado principalmente por soluções para os nossos problemas e não por questões pessoais e baixaria. Belém precisa ser reinventada. Precisa de uma mudança de trajetória, e para que isto ocorra, é necessário mais do que boa vontade. É fundamental preparo, força de vontade e comprometimento. É isto que eu espero de nosso próximo prefeito.  
Que Deus derrame uma chuva de bênçãos em nossas vidas.

Eduardo Costa

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Uma breve mensagem para o próximo domingo de eleição


O dia da eleição está chegando. Estamos em plena reta final revisitando o trabalho que realizamos em alguns bairros de Belém: Curió, Terra-Firme, Cremação, Condor, Pratinha, Bengui, Marambaia e Mosqueiro. Não hesitamos em caminhar de baixo de Sol e chuva. Panfletamos com humildade na porta de instituições de ensino e nas ruas. Fomos a várias feiras de nossa cidade. Mas principalmente nas áreas excluídas, nas quais uma grande parte da nossa população vive em condições sub-humanas, desprezada pelo poder público, a margem da dignidade, e cansada das promessas eleitoreiras sempre feitas à porta de uma eleição.
Presenciei a falta de respeito com que muitos são tratados por políticos que já possuem vários mandatos e que seguem praticando a “velha politicagem”, usando e abusando da situação de extrema vulnerabilidade social para nesta época angariarem os seus votos em troca de favores e esmolas paliativas: cestas básicas, carradas de aterro, fraldas, dentaduras, cadeiras de rodas, consultas médicas, tábuas, tijolos, telhas, jogos de camisas, “cervejadas”, promessas de emprego, dentre outras inúmeras formas criativas de se tentar ludibriar os que são sempre “esquecidos” e comprar o seu voto. A nossa democracia ainda é uma vergonha. Tenho dito que vivemos em uma plutocracia disfarçada. Isto é nítido quando vemos alguns usando do abuso do poder econômico para tentar “comprar” o seu mandato. Estamos muito longe de um real Estado democrático de direito. Somente alcançaremos este status quando todos ao menos tiverem o mínimo para uma vida digna. Temos muito ainda o que avançar.  
Ao longo dos quase 90 dias de campanha realizamos diversas caminhadas. Conversamos com a população e principalmente orientamos sobre a importância do voto consciente. Precisamos de mudança. Precisamos de renovação. Precisamos de dignidade e respeito. A nossa população precisa ser realmente levada a sério! Para isto, é necessária a construção de efetivas políticas públicas.
Nesta caminhada, estamos mostrando que é possível fazer campanha política sem dinheiro, sem comprar voto, sem enganar e ludibriar a população e sem se envolver em corrupção e desvio de dinheiro público. Só este fato já torna a nossa caminhada vitoriosa, independente do resultado do dia 07 de outubro.
Contudo, a nossa sensação é de que é possível. A vitória da ética, da moralidade no trato com a coisa pública, do combate à corrupção, está muito próxima e em nossas mãos. É em função disto que eu quero pedir a você que acredita que é possível construirmos juntos uma política diferente e que acredita neste projeto de renovação e mudança, que se junte a esta corrente do bem votando no número 23.023 para vereador no próximo domingo. Peço, com muita humildade, que você também leve esta mensagem a seus parentes, amigos e vizinhos. Se cada um conseguir ao menos mais 10 votos, tenho certeza de que neste domingo realizaremos mais uma marcha contra a corrupção, desta vez nas urnas, votando para vereador no número 23.023.

Conto com o seu apoio e com o seu voto.

Eduardo Costa – 23.023